São eles:
9h30 – Newcastle x Nottingham Forest
12h – Bournemouth x Fulham
12h – Sheffield United x Luton Town
14h30 – Burnley x Liverpool
17h – Manchester United x Aston Villa
Mas você entende qual é essa tradição e como ela começou?
O Boxing Day é um feriado celebrado no Reino Unido e em outros territórios da Comunidade das Nações Britânicas desde o fim do século XIX. No futebol, a tradição de disputar jogos nesta data começou em 1860.
Em 26 de dezembro desse ano, Sheffield FC e Hallam FC fizeram o primeiro jogo do esporte a nível competitivo na história do futebol. Na ocasião, o Sheffield venceu por 2 a 0, em data que ficou marcada.
Onze anos depois, foi criado o Boxing Day no território britânico, bem antes do surgimento da primeira liga de futebol na Inglaterra, em 1888.
A primeira teoria que explica o significado da data é do século X, que conta que o Rei Wenceslao, comovido por um indigente, deu-lhe vinho e comida, o que iniciou a tradição da Igreja Anglicana de recolher doações dos fiéis antes do Natal. Esses donativos eram colocados em caixas (boxes, em inglês), abertas apenas no dia 26 de dezembro.
Existe ainda outra teoria, que relaciona o feriado a um grupo de aristocratas britânicos que presenteavam os seus serviçais. Como os agrados eram colocados dentro de caixas, a expressão Boxing Day se popularizou.
Tradição à parte, é verdade dizer que nem todos apreciam, sobretudo os estrangeiros. O técnico holandês Louis van Gaal, que dirigiu o Manchester United, chegou a dizer que a falta de uma pausa de inverno era a pior coisa que existia na Premier League.
Ironia ou não, o ex-time de Van Gaal é aquele que tem o melhor desempenho no Boxing Day. São 53 vitórias em 97 partidas disputadas em 26 de dezembro. Agora em crise sob comando de Erik ten Hag, os Red Devils podem apostar na tradição e tentar buscar um bom resultado logo mais em Old Trafford.