O São Paulo não está mais negociando com Caio Paulista, que é o lateral titular na conquista da Copa do Brasil. Ele está cada vez mais próximo de se juntar ao Palmeiras para a temporada de 2024. O São Paulo considerava Caio Paulista uma peça importante para o planejamento da próxima temporada e acreditava ter um acordo com o Fluminense para sua contratação em definitivo após um ano de empréstimo.
No entanto, a diretoria do São Paulo queria parcelar o pagamento de 3,5 milhões de euros, que equivalem a R$ 18,7 milhões. O Palmeiras entrou na disputa e indicou que pagaria um valor maior ao Fluminense, e à vista, o que mudou o curso das negociações.
Caio Paulista chegou ao São Paulo durante a gestão de Rogério Ceni e se tornou o dono da lateral sob o comando de Dorival Júnior. Ele jogou 50 partidas na temporada e marcou 5 gols, incluindo um contra o Palmeiras nas quartas de final da Copa do Brasil.
Se a negociação com o Palmeiras for concluída, Caio Paulista será o segundo reforço do Palmeiras para a próxima temporada, após a contratação do atacante Bruno Rodrigues. Os dois jogadores são agenciados pelo empresário Eduardo Uram.
Enquanto isso, o São Paulo ainda não tem um lateral em vista para substituir Caio Paulista. O clube oficializou as contratações do atacante Erick e dos volantes Luiz Gustavo e Bobadilla, além da renovação do contrato do meia-atacante Lucas Moura.