Devido à tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, os reembolsos do Imposto de Renda estão sendo priorizados. Após os pagamentos das prioridades legais, as restituições serão distribuídas de acordo com a forma escolhida. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram o reembolso via Pix – desde que o CPF seja o mesmo – até 15 de maio terão prioridade na fila.
Os contribuintes que entregaram suas declarações mais cedo serão reembolsados mais rapidamente. O calendário completo de restituição do IR 2024 está disponível no e-Cac, onde também é possível corrigir erros na declaração. O acesso ao e-Cac requer uma conta prata ou ouro no Gov.br.
Aqueles que já entregaram suas declarações devem ficar atentos ao lote de restituição, não apenas para se planejar quanto à chegada do dinheiro, mas também para evitar gastos antes do recebimento. Aqueles que não cumprirem o prazo de entrega da declaração podem receber multas que variam de R$ 165,74 a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.