O voo da Delta Airlines decolou do Aeroporto de Lisboa em 5 de julho de 2022. Uma falha cibernética está causando atrasos em voos, afetando serviços bancários e de comunicação globalmente na sexta-feira (19).
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos solicitaram às autoridades uma “parada global” de todos os voos. Segundo a Associated Press, a falha está associada aos usuários da Microsoft e aparentemente relacionada a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
Não houve relatos de problemas no Brasil até o momento. A emissora norte-americana ABC informou que nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas, enquanto os voos em andamento continuarão.
A alerta está relacionado a um problema de comunicação. Aeroportos em cidades da Alemanha, Austrália, Holanda, Espanha e Índia enfrentaram problemas técnicos, resultando em atrasos nos check-ins e decolagens.
Em Berlim, todos os voos foram suspensos até as 10h (5h, em Brasília). Outros problemas tecnológicos foram registrados ao redor do mundo, afetando os serviços bancários e de mídia na Austrália.
No Reino Unido, o serviço de trem declarou que foi afetado e pode ocorrer cancelamentos. O canal Sky News também afirmou que não poderá fazer transmissões ao vivo.
Além disso, autoridades de saúde informaram que a agenda virtual utilizada por médicos está inoperante. *A reportagem está sendo atualizada.
*