Kamala Harris está próxima de ser escolhida como a candidata do Partido Democrata para disputar as eleições contra Donald Trump. Segundo a Associated Press, ela atingiu 2.471 delegados, ultrapassando os 1.976 necessários para a nomeação.
O levantamento foi baseado em entrevistas individuais e declarações públicas de delegados e comitês estaduais, identificando também 57 indecisos. Apesar de não oficiais, os dados foram comemorados por sua campanha.
Os delegados representam a vontade dos membros do Partido Democrata de cada estado norte-americano e o processo de escolha ocorreu no início do ano, sendo vencido pelo presidente Joe Biden. Lideranças democratas e o próprio Biden anunciaram seu apoio a Kamala como candidata.
Uma votação virtual com os delegados pode acontecer a partir de 1º de agosto, e a convenção do Partido Democrata está marcada para os dias 19 a 22 de agosto, onde o candidato oficial será oficializado. Kamala recebeu apoio de outros pré-candidatos democratas, como Gretchen Whitmer, governadora do Michigan, J.
B. Pritzker, de Illinois, entre outros, aumentando o apoio à sua candidatura. No entanto, nomes importantes do partido, como Barack Obama, Chuck Schumer e Hakeem Jeffries, permanecem neutros em relação à sucessão de Biden.
O senador de Ohio, Sherrod Brown, também era um nome cotado para concorrer, mas ainda não se manifestou.