O governo federal divulgou os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) nesta terça-feira (20). As provas estavam divididas entre 8 blocos, correspondentes às áreas com vagas disponíveis.
Pela primeira vez, em quatro blocos, foram aplicadas várias versões da prova, com as mesmas questões, mas ordenadas de forma diferente. No total, as provas reuniram 970 mil candidatos.
A nota final do candidato não é a simples soma de acertos. Além disso, o resultado final levará em consideração a nota da parte escrita, que será divulgada em 8 de outubro, e a avaliação de títulos, quando aplicável.
As notas finais, incluindo as questões dissertativas e a redação, serão divulgadas também em 8 de outubro. A classificação e aprovação ocorrerão de acordo com a ordem de cargo, entre os mais e menos preferidos.
Se um candidato for aprovado para o cargo A, ele será eliminado da concorrência aos cargos B e C, mesmo que não assuma a oportunidade em que foi aprovado. Dessa forma, o candidato não estará entre os classificados nem entrará na lista de espera dos demais cargos.
Caso um candidato selecione e classifique cinco cargos no Bloco 7, do mais ao menos preferido: A-B-C-D-E, e seja aprovado no cargo C, estará automaticamente eliminado dos cargos D e E, os menos preferidos, mas poderá ficar na lista de espera para os cargos A e B, os mais preferidos. Se houver desocupação no cargo B e o candidato quiser tomar posse, ele ainda continuará na lista de espera para o cargo A até que haja oportunidades disponíveis.