Eleições 2024: O PT e o PL formam chapa unida em 85 cidades para prefeito no Brasil

0

No entanto, como os partidos podem pedir substituição de candidatos até 16 de setembro, as informações podem mudar. O Maranhão é o estado com mais candidaturas apoiadas pelas duas legendas. São 22 cidades com candidatos que têm o endosso do PT e do PL. São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro do governo Bolsonaro, é o segundo estado, com 12 candidatos com aval de PT e PL.

Das 85 candidaturas em que PT e PL estão juntos no mesmo palanque, 12 têm como partido do candidato a prefeito o PL. Já o oposto acontece em três cidades. Segundo Teixeira, o mesmo acontece com os partidos: “O que importa é a viabilidade de ganhar a eleição. Segundo o documento, a participação nessas coligações estaria sujeita a “medidas disciplinares previstas no Código de Ética partidário”.

Em uma rede social no início de agosto, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que “não existe nenhuma hipótese de coligação com o PT” para as eleições municipais de 2024. Já o PT, questionado pela reportagem, afirmou que o único veto, decidido pelo diretório nacional petista, é para candidatos identificados com o bolsonarismo, independentemente de pertencerem ao partido de Bolsonaro. A única exceção a esta regra, segundo o PT, é para as cidades com mais de 100 mil habitantes, em que o veto não será aplicado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *