Próximos passos após a divulgação dos gabaritos oficiais do CNU, que será na terça-feira
O “Enem dos concursos” vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. O governo não informou o horário, mas vai fazer a publicação no mesmo site onde os candidatos fizeram a inscrição. É necessário fazer login no endereço [com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato.
O cartão-resposta de cada candidato será divulgado no dia 10 de setembro. As notas finais, incluindo as questões dissertativas e a redação, saem em 8 de outubro. Para preenchimento das vagas, são avaliados as notas das provas e as preferências de cada candidato para às vagas escolhidas dentro de cada bloco temático.
A classificação e a aprovação se dará de acordo com essa ordem de cargo, entre os mais e menos preferidos. Em caso de aprovação para o cargo A, o mesmo será eliminado da concorrência aos cargos B e C, mesmo que não assuma a oportunidade que foi aprovado. Assim, o candidato não entra entre os classificados ou na lista de espera dos demais cargos.
Caso seja aprovado no cargo C, estará automaticamente eliminado dos cargos D e E, os menos preferidos, mas poderá ficar na lista de espera dos cargos A e B, os mais preferidos. Se houver desocupação no cargo B e o candidato quiser tomar posse, o mesmo ainda continuará na lista de espera para o cargo A até ter oportunidades disponíveis.