Calor pode ser amplificado nas capitais por fenômeno antes da frente fria; compreenda

0

O pôr do sol deste sábado, 7, proporcionou uma vista incrível no bairro de Perus, em São Paulo. De acordo com a Climatempo, as maiores temperaturas de 2024 são esperadas em São Paulo, Goiânia, Brasília e Manaus até o final de semana, devido ao calor pré-frontal que tende a aumentar as temperaturas no Brasil. Se as previsões se confirmarem, as temperaturas devem superar o recorde anterior de 34,7°C. A capital goiana pode registrar até 39°C nos próximos dias, enquanto em Brasília os termômetros podem atingir os 34°C.

A região central do Brasil está enfrentando uma situação mais crítica, com todos os estados do Centro-Oeste esperando manter uma umidade muito baixa. Como precauções para evitar problemas de saúde nessas condições, é recomendável beber bastante líquido, evitar esforço físico durante as horas mais secas e evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a frente fria que se aproxima deve pôr fim à onda de calor no Sul, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, por exemplo, a frente fria está prevista para chegar apenas no domingo, mantendo o tempo muito quente até sábado.

A queda nas temperaturas será mais perceptível nos estados do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Goiás, espera-se que as temperaturas máximas diminuam durante o final de semana. No Sudeste, o sistema deverá amenizar o calor extremo, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Apesar do alívio nas temperaturas, a expectativa é que seja apenas temporário, com previsões de que após três dias de refresco, o calor retorne em quase todo o país.

“Ainda não podemos afirmar com precisão o dia exato em que o calor voltará, mas no Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, é provável que as temperaturas comecem a subir novamente por volta de quarta ou quinta da próxima semana”, afirma Luengo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *