Meta suspende recursos de inteligência artificial gerativa no Brasil
Decidimos suspender as ferramentas de IA generativa que estavam ativas no Brasil enquanto nos engajamos com a ANPD para abordar suas perguntas sobre a IA generativa”, disse a Meta em uma nota ao g1. A IA generativa é usada para desenvolver ferramentas capazes de criar textos, imagens, vídeos, músicas e códigos de programação. Um dos recursos de IA generativa da Meta, o criador de figurinhas no WhatsApp, não está disponível no momento. A companhia informou que está adiando a aplicação das mudanças relacionadas à inteligência artificial na Meta.
A nova versão da política reverteu uma mudança feita em junho para prever a possibilidade de treinar a IA com informações disponíveis publicamente nas redes sociais, como fotos e textos compartilhados pelos usuários. A ANPD questionou esse trecho e determinou a suspensão da política, prevendo uma multa de R$ 50 mil por dia. A nova versão da política retirou pontos que tratavam sobre a coleta de dados para treinar a inteligência artificial da empresa. Treinamentos de modelos de inteligência artificial envolvem o uso de grandes quantidades de dados e são necessários para que, em uma etapa seguinte, eles sejam capazes de analisar informações e até gerar conteúdo por conta própria.
A Meta afirmou que usa informações publicamente disponíveis online, informações licenciadas e informações compartilhadas nos produtos e serviços da empresa. A IA generativa pode conversar com usuários, gerar imagens, criar textos e responder perguntas. A companhia está buscando resolver as perguntas da ANPD e suspendeu temporariamente as ferramentas de genAI no Brasil.